Assembleia Diocesana de Acólitos: Serviço do altar ajuda a escutar vocação

O salão paroquial da Barosa vai acolher, no próximo sábado, dia 5 de Outubro, a Assembleia Diocesana de Acólitos de Leiria-Fátima.

Esta é uma ocasião anual de encontro, formação, oração e convívio entre os muitos grupos de acólitos das diversas comunidades da Diocese. Habitualmente realizada neste dia específico, “o facto de ter deixado de ser feriado obrigou à calendarização da assembleia para o primeiro sábado de outubro de cada ano, que, por coincidência, ocorre em 2013 neste mesmo dia 5”, informa Joaquim Carrasqueiro, delegado do Serviço de Pastoral Litúrgica e Música Sacra (SPLMS) para a formação dos acólitos.

“Na assembleia de 2012, em Fátima, juntámos mais de 200 acólitos de toda a Diocese e este ano esperamos manter ou aumentar o mesmo número de participantes”, adianta este responsável.

O programa começará pelas 10h00, com o acolhimento, apresentação e oração inicial. Meia hora depois, será proferida uma conferência, este ano sobre o tema vocacional. Segundo o padre André Batista, convidado para esta apresentação, “iremos propor a reflexão aos acólitos sobre o serviço do altar e a proximidade à Eucaristia como lugar privilegiado para escutar a vocação de Deus a cada um de nós, seja ela ao sacerdócio, à vida consagrada ou ao matrimónio”.

A manhã termina com a celebração da Missa, às 12h00, presidida pelo Bispo diocesano, D. António Marto. Segue-se um almoço partilhado e uma tarde de convívio, com a participação dos vários grupos presentes. O último momento será a consagração a Nossa Senhora, às 16h30.

 

Aposta na formação

Esta assembleia decorre na sequência de uma formação mais intensa, destinada sobretudo aos responsáveis de grupos, que decorreu naquele mesmo espaço, nos últimos três fins de semana. “Desde há quatro anos, temos proposto um percurso de formação aos responsáveis de grupos de acólitos, um ano em cada vigararia, embora sempre abertos aos interessados de toda a Diocese”, refere Joaquim Carrasqueiro.

Este ano, na vigararia de Leiria, participaram cerca de uma dezena de animadores de grupos. Procuraram “aprofundar modos de contribuir para que os rituais dos acólitos não sejam gestos puramente mecânicos, mas se revistam de beleza, sentido e espiritualidade”, aponta aquele membro do SPLMS, sublinhando que “esta formação pretende ainda concorrer para a uniformização de procedimentos e práticas entre os diversos grupos diocesanos”.  Depois de ter passado por Batalha, Colmeias, Fátima e Leiria, a formação do próximo ano está já agendada para a vigararia da Marinha Grande.

 

Leia esta e outras notícias na...

Receba as notícias no seu email
em tempo real

Pode escolher quais as notícias que quer receber: destaques, da sua paróquia…

Partilhar

Share on facebook
Share on twitter

Print

Print Friendly, PDF & Email

REDE - Revista Digital

Mais recente

Telegram: Leiria-Fátima News

Todas as notícias de www.leiria-fatima.pt em primeira mão no seu smartphone.
Canal unidirecional para divulgação de notícias da Diocese de Leiria-Fátima.

Telegram: Leiria-Fátima Chat

Canal de conversação da Diocese de Leiria-Fátima.
Para troca de ideias sobre os canais digitais da Diocese de Leiria-Fátima e partilha de conteúdos entre os seus colaboradores na área da comunicação.

Newsletter

Nota: Depois de submeter a sua inscrição, deve confirmá-la. As instruções estão num email que irá receber.