No passado dia 6 de maio, por iniciativa do Departamento de Pastoral Social, realizou-se uma sessão de sensibilização e partilha entre instituições particulares de solidariedade social da Diocese de Leiria-Fátima. Sob a coordenação de Alexandra Neves, do Centro Social Paroquial dos Pousos, as cerca de 20 IPSS representadas ouviram e partilharam experiências e ideias sobre importância de trocarem informações, ideias, projetos e dados, negociarem juntas bens e serviços. Duas experiências, uma de Braga e outra de Bragança, mostraram precisamente as vantagens em termos de poupança que esse caminho comporta. Entre as áreas possíveis para negociações conjuntas, mencionaram-se: serviços técnicos de contabilidade e revisão oficial de contas, seguros, higiene, segurança e medicina no trabalho, energia, aquisições de bens, combustíveis e reparações automóveis, apoios jurídico e técnico, etc. Foi mencionada ainda a perspetiva em ordem à digitalização e certificação.
Passando à ponderação de passos seguinte a dar, foram mencionados 3 caminhos possíveis:
1. Começar por conversar entre instituições interessadas (2-3 ou mais), partilhando informações de preços, serviços e fornecedores, identificando e decidindo o que fazer juntos, passo a passo…
2. Conjugar interesses e necessidades entre instituições e começar a negociar juntos alguns serviços, p. e., Revisor Oficial de Contas (ROC), seguros, candidaturas…; preparar cadernos de encargos para vários serviços e outros.
3. Criar uma plataforma digital de compras partilhadas, com credenciação técnica, jurídica e económica.
As instituições podem escolher livremente por onde começar e associar-se entre si com o apoio possível da Diocese.
Algumas instituições já começaram a manifestar interesse em fazer caminho em algum dos campos antes mencionados. Vamos por isso convocar uma reunião de trabalho para se avançar.
O Bispo de Leiria-Fátima, D. José Ornelas, e o diretor da Segurança Social de Leiria, Dr. João Paulo pedrosa, estiveram presentes e corroboraram que o mencionado é o caminho certo a empreender, incentivando as instituições a seguir nesse sentido passo a passo.