Área covid-19 instalada no Seminário recebe a visita de secretário de Estado

Na manhã desta segunda-feira, o secretário de Estado Adjunto e da Saúde, António Lacerda Sales esteve na Estrutura de Retaguarda (ERA) que recentemente começou a funcionar no edifício do Seminário Diocesano de Leiria.

Na manhã desta segunda-feira, o secretário de Estado Adjunto e da Saúde, António Lacerda Sales esteve na Estrutura de Retaguarda (ERA) que recentemente começou a funcionar no edifício do Seminário Diocesano de Leiria. Esta visita que fez parte do programa daquele governante no seu périplo pela região, serviu também para mostrar as instalações à comunicação social e outras entidades que quiseram estar presentes.

Esta unidade de apoio a doentes infectados SARS-CoV-2 resulta de um contacto feito pelo comando distrital de proteção civil à reitoria do Seminário no início do mês de novembro. Depois de algumas semanas de diálogo com as entidades oficiais envolvidas, o Seminário cedeu uma parte da Casa de Retiros S. José para este fim. Trata-se da ala mais a nascente do edifício, e é constituída por secretaria, cinco salas, casas de banho comuns, dois quartos individuais, trinta e oito quartos duplos, quatro quartos adaptados e três suites. Desta forma, o edifício passa a integrar a rede nacional de estruturas de apoio de retaguarda (EAR), criada pelo despacho ministerial de 6 de novembro de 2020. Esta cedência foi acordada para um período de 6 meses, prazo que pode ser alterado segundo as necessidades e com o aval das partes.

Neste momento, não existe nenhum doente que esteja a usufruir das instalações. O único utente que já passou por lá, realizou o necessário período de isolamento e cumpriu os requisitos para lhe ser dada alta.

De acordo com as informações que nos foram prestadas pelo Agrupamento dos Centros de Saúde do Pinhal Litoral Centro, aquela ERA tem como principal função dar condições para o cumprimento de isolamento e acompanhamento médico a todos os doentes com covid-19 que não disponham nos seus domicílios de condições físicas e suporte humano para dar resposta às suas situações. Tendo em conta esta premissa, os doentes infectados que tenham recorrido ao hospital de Santo André e a quem tenha sido dada alta hospitalar, são reencaminhados para a ERA do Seminário para aí procederem ao isolamento mais rigoroso — de 20 dias — com acompanhamento médico mais próximo.

Álbum Fotográfico
http://bit.ly/3gStY67

Leia esta e outras notícias na...

Receba as notícias no seu email
em tempo real

Pode escolher quais as notícias que quer receber: destaques, da sua paróquia…

Partilhar

Share on facebook
Share on twitter

Print

Print Friendly, PDF & Email

REDE - Revista Digital

Mais recente

Telegram: Leiria-Fátima News

Todas as notícias de www.leiria-fatima.pt em primeira mão no seu smartphone.
Canal unidirecional para divulgação de notícias da Diocese de Leiria-Fátima.

Telegram: Leiria-Fátima Chat

Canal de conversação da Diocese de Leiria-Fátima.
Para troca de ideias sobre os canais digitais da Diocese de Leiria-Fátima e partilha de conteúdos entre os seus colaboradores na área da comunicação.

Newsletter

Nota: Depois de submeter a sua inscrição, deve confirmá-la. As instruções estão num email que irá receber.