O Apostolado Mundial de Fátima, associação internacional de fiéis, cuja missão é viver e difundir a mensagem de Fátima, realizou a sua assembleia geral, de 24 a 28 de outubro, no Domus Pacis, em Fátima, sede internacional do movimento. O encontro contou com a presença de 105 participantes de 28 países. Durante os trabalhos, os delegados foram ainda chamados a eleger a nova Direção internacional.
O encontro, adiado por dois anos, devido à pandemia, integrou momentos de oração, formação, informação e confraternização, tendo sido dado destaque à Jornada Mundial da Juventude em 2023, ao Centenário da Aparição de Nossa Senhora à Irmã Lúcia, em Pontevedra, Espanha, em 2025 e também ao processo sinodal em que a Igreja está envolvida.
A assembleia acolheu, no primeiro e último dia, D. José Ornelas, bispo de Leiria-Fátima e moderador episcopal da associação. Na sua homilia, durante a missa de abertura, encorajou os membros do Apostolado Mundial de Fátima a “cuidar das fragilidades humanas, particularmente no início e no fim da vida” sendo solícitos, como Maria, na atenção dos que mais sofrem, das vítimas da guerra, dos pecadores”.
O tema da assembleia inspirou-se nas palavras de Nossa Senhora, “Deus quer estabelecer no mundo a devoção ao Meu Imaculado Coração” (13 de julho 1917). Os membros do Apostolado foram convidados, através de conferências e dos trabalhos de grupo, a delinear a ação pastoral da associação para os próximos tempos. Um programa que incluirá mais formação para os membros, expansão do movimento para zonas onde ainda não se encontra presente e um renovado compromisso com a tarefa da evangelização, nomeadamente através de iniciativas inspiradas nos conteúdos da mensagem de Fátima e na vida de santidade dos pastorinhos.
Para conduzir a ação do Apostolado Mundial de Fátima, durante os próximos cindo anos, foi eleita uma nova Direção, composta por nove membros de nove países diferentes, espelho da natureza internacional da associação.
Presidente: Prof. Michael Ogunu, da Nigéria, Vice-Presidente: Reynald Andales, das Filipinas, Secretário: Edith Koch, da Suíça, Tesoureiro: David Kelly, dos EUA. Conselheiros: Oksana Bodak, da Ucrânia, Pe. Damian Maria, da Coreia do Sul, Pe. MV Sunni, da India, JR Pereira, da Samoa e Walter Karger, da Alemanha
A Direção é assistida pelo Secretariado internacional, com sede em Fátima.