Antiga marcenaria é convertida em igreja na Prisão Escola

A Pastoral Carcerária da Diocese está a recuperar um espaço no Estabelecimento Prisional de Leiria, Jovens (EPL-Jovens) – conhecido por Prisão-Escola -, desde março passado. O projeto conta com a ajuda dos reclusos, de empresas de construção e de uma indústria de cimentos da região.

A ideia surgiu da Pastoral Carcerária da Diocese e justificou-se pela necessidade, que aquele serviço sentiu, em arranjar um espaço onde realizar as celebrações religiosas. A proposta de recuperação de um local onde funcionava uma antiga marcenaria foi apresentada à direção da EPL-Jovens e desde logo aceite, conta Joaquim Carrasqueiro, presidente da Associação dos Visitadores dos Estabelecimentos Prisionais de Leiria – “Os Samaritanos”, entidade criada para concretizar a ação da Pastoral Carcerária na Diocese.

O espaço da oficina de marcenaria já não era usado para o efeito e, depois de liberto de toda a maquinaria que ainda ali se encontrava, está agora a ser reconvertido com os contributos de empresas de construção e a mão de obra dos reclusos, de pedreiros já reformados e de elementos da Pastoral Carcerária. As obras começaram com no início da primavera e, segundo Joaquim Carrasqueiro, “se tudo correr como previsto”, estarão concluídas até ao verão.

Padre Marcos Roberto Pereira, capelão dos estabelecimentos prisionais de Leiria, refere que o espaço irá facilitar a ação da pastoral ali desenvolvida, uma vez que, atualmente, o encontro com os reclusos é feito em cada um dos pavilhões do complexo prisional. “Na nova igreja, vamos poder reunir todos num só espaço, no mesmo momento”, conclui o capelão.

A Pastoral Carcerária exerce a sua ação na diocese de Leiria-Fátima através da Associação dos Visitadores dos Estabelecimentos Prisionais de Leiria – “Os Samaritanos”, criada em 1996, por D. Serafim Ferreira e Silva, então bispo da diocese. Está integrada no Serviço de Apoio Pastoral à Mobilidade do Departamento de Pastoral Social. Atualmente, 10 elementos integram a equipa, mas nas alturas mais fortes do ano pastoral, são convidados grupos de jovens e escuteiros da Diocese para ajudarem nas atividades desenvolvidas pelo grupo.

Leia esta e outras notícias na...

Receba as notícias no seu email
em tempo real

Pode escolher quais as notícias que quer receber: destaques, da sua paróquia…

Partilhar

Share on facebook
Share on twitter

Print

Print Friendly, PDF & Email

REDE - Revista Digital

Mais recente

Telegram: Leiria-Fátima News

Todas as notícias de www.leiria-fatima.pt em primeira mão no seu smartphone.
Canal unidirecional para divulgação de notícias da Diocese de Leiria-Fátima.

Telegram: Leiria-Fátima Chat

Canal de conversação da Diocese de Leiria-Fátima.
Para troca de ideias sobre os canais digitais da Diocese de Leiria-Fátima e partilha de conteúdos entre os seus colaboradores na área da comunicação.

Newsletter

Nota: Depois de submeter a sua inscrição, deve confirmá-la. As instruções estão num email que irá receber.