Amor e Regueira de Pontes recebem mensagem em vídeo do seu pároco

O padre Sérgio Henriques, que tem às sua responsabilidade as paróquias de Amor e Regueira de Pontes, gravou uma mensagem aos seus fiéis a pedido do jornal AmorMais, da freguesia de Amor. 

Assumindo a “verdade atípica” que é a sua a primeira quaresma e páscoa nestas paróquias devido à pandemia de covid-19, que criou um “isolamento e privação física de uns com os outros, o que nos impede de conviver, relacionar e celebrar conjuntamente”, aproveita a comunicação para “manifestar a proximidade a todos” os paroquianos.

O pároco continuou, refletindo sobre a importância do tríduo pascal que se celebrou, “os três dias mais importantes do ano para nós cristão, celebrando os acontecimentos maiores da nossa fé”.

Na Quinta-feira Santa, em que se celebra a fundação da Eucaristia, o pároco lembra que “Cristo realizou a primeira missa na última ceia e, no mandato de o fazer em sua memória, — “fazei isto em memória de mim” — institui o sacerdócio. Este é também o dia do sacerdócio, o dia dos padres. Sinto-me grato por este dia, e agradeço-vos a oração que fazeis por mim e por os outros padres, pedindo especialmente pela nossa santificação, e pela fidelidade ao ministério.”

Mas estes atos “são indissociáveis do estar-se ao serviço dos outros em atitude de humildade”, continuando que Cristo o mandatou não com palavras, mas com um gesto simples: “o gesto do lava-pés aos discípulos dizendo a eles, e a nós, como eu vos fiz, fazeis vós também uns aos outros”.

Na Sexta-feira Santa vive-se o amor extremo de Deus pela humanidade. O pároco reflete que “Deus oferece à pessoa humana o seu amor, manifestada no sofrimento, paixão e morte de jesus. Vós que sois pais e mães de família, compreendeis bem que amor é este. Quantos pais não dariam a vida para salvar os seus filhos? Pois foi isso mesmo que deus realizou, em jesus seu filho, ele deu a vida por nós”.

As celebrações continuam na noite de Sábado Santo, com a compreensão de todos os acontecimentos celebrados anteriormente. O sacerdote diz que “Deus quer-nos participantes de algo novo, que só dele poderá advir. A primeira novidade é a destruição da morte, através da ressurreição de Jesus. A verdade do sepulcro vazio, é a expressão de que a vitória sobre a morte aconteceu, e agora toda a pessoa participa dessa vitoria, abrindo-se ao novo nascimento acontecido através do batismo”.

Ciente das dificuldades e tribulações que os seus paroquianos devem estar a passar, o padre Sérgio Henriques exorta a não perder a esperança. “Deus não abandonou ou esqueceu a Humanidade. Estes são momentos em que nos manifestamos mais confiantes, pois conhecemos os nossos limites e fragilidades. Só em Deus está a vitoria, e ele aponta-nos o caminho para essa vitoria”. Continua, confiante que “em breve, e em breve tempo, estaremos de novo nos nossos convívios, nas nossas relações habituais e nas nossas celebrações. E renovados, porque Páscoa é passagem, e esta Páscoa leva-nos a essa passagem que almejamos, assim renovamos, viveremos e sentiremos maior alegria, maior felicidade”.

A terminar, o prior afirma que “por vós rezo na celebração diária da missa”, desejando a todos “uma Santa Páscoa, em vossas casas”.

Link para o vídeo: https://bit.ly/34DdxV9

Leia esta e outras notícias na...

Receba os nossos destaques no seu email

Não precisa de vir ao site da Diocese para estar informado das notícias mais importantes. Basta indicar o seu email neste formulário:

Nota: para garantir a segurança e proteção dos seus dados, deve confirmar a sua inscrição. As instruções estão num email que irá receber. Depois de confirmar, começará a receber emails a partir de info@leiria-fatima.pt com média regularidade. A qualquer momento pode cancelar subscrição.

Telegram: Leiria-Fátima News

Todas as notícias de www.leiria-fatima.pt em primeira mão no seu smartphone.
Canal unidirecional para divulgação de notícias da Diocese de Leiria-Fátima.

Telegram: Leiria-Fátima Chat

Canal de conversação da Diocese de Leiria-Fátima.
Para troca de ideias sobre os canais digitais da Diocese de Leiria-Fátima e partilha de conteúdos entre os seus colaboradores na área da comunicação.

Newsletter

Nota: Depois de submeter a sua inscrição, deve confirmá-la. As instruções estão num email que irá receber.