Alunos do Colégio Sagrado Coração de Maria sonham uma nova Humanidade

Simulando a Assembleia das Nações Unidas, os alunos de 9.º ano, no âmbito do Domínio de Autonomia Curricular, debateram e apresentaram ideias criativas e construtivas para a problemática das condições de vida e acolhimento dos refugiados e da desigualdade de género no acesso à educação.
http://lefa.pt/?p=47511

Hoje, volvidos quase 74 anos da Declaração Universal dos Direitos Humanos, assistimos a um dos maiores ataques à dignidade humana. Milhares de pessoas privadas dos seus direitos e liberdades veem-se obrigadas a abandonar os seus lares e as suas famílias para fugir aos conflitos armados. Sem garantias de sobrevivência enfrentam um longo caminho em busca de uma vida melhor, mais segura e digna.

Alunos do Colégio Sagrado Coração de Maria sonham uma nova Humanidade

Defender os direitos humanos é do interesse de todos. É, por isso, urgente agir em uníssono para reduzir o sofrimento humano e construir um mundo mais justo e equitativo. Este foi o mote para a realização da 2.ª edição do SagradoMUN, que teve lugar no passado dia 11 de março, no Colégio do Sagrado Coração de Maria. Simulando a Assembleia das Nações Unidas, os alunos de 9.º ano, no âmbito do Domínio de Autonomia Curricular, debateram e apresentaram ideias criativas e construtivas para a problemática das condições de vida e acolhimento dos refugiados e da desigualdade de género no acesso à educação. 

Assumindo a responsabilidade de representar justamente a soberania de cada país representado no Comité, os alunos defenderam cláusulas como forma de mitigar os problemas em debate. Ao longo do dia, refletiram, debateram e apresentaram propostas, e ainda, procuraram conhecer potenciais aliados e países que partilhassem ideias semelhantes, capazes de assinar e votar favoravelmente nas cláusulas apresentadas. 

Através do diálogo e da cooperação, e inspirados na ideia de que não existe sustentabilidade sem um esforço coletivo, os alunos uniram esforços para colaborar na construção de uma nova e única Humanidade, assente nos valores da justiça, da equidade e da solidariedade entre todos.

Partilhar / Print

Print Friendly, PDF & Email

Leia esta e outras notícias na...

Receba as notícias no seu email
em tempo real

Pode escolher quais as notícias que quer receber: destaques, da sua paróquia

plugins premium WordPress