Alqueidão da Serra não esquece a tradição da Festa de Nossa Senhora das Candeias

A Eucaristia teve início no exterior da igreja, iluminado pela chama do círio e das velas nas mãos dos fiéis, fazendo assim jus a esta festa que o celebrante explicou ser realizada quarenta dias após a solenidade do Natal.
http://lefa.pt/?p=24688

No dia 1 de fevereiro, a festa da apresentação do Senhor no Templo, também chamada de Nossa Senhora das Candeias, foi celebrada na paróquia de Alqueidão da Serra durante a missa vespertina. Desde logo a presença de muitos devotos, crianças e adolescentes da catequese, catequistas e pais, confirmou, como referiu o padre Vitor Mira, que também era um dia especial para a comunidade do Alqueidão da Serra, que ao longo dos tempos não tem esquecido esta tradição.

A Eucaristia teve início no exterior da igreja, iluminado pela chama do círio e das velas nas mãos dos fiéis, fazendo assim jus a esta festa que o celebrante explicou ser realizada quarenta dias após a solenidade do Natal e que, na origem da devoção, estava a festa de apresentação de Jesus no Templo por Maria e José, seus pais.

Durante a missa, o sacerdote procurou interagir com as crianças explicando que, segundo a lei, naquele tempo, os pais deviam apresentar os seus filhos no Templo, quarenta dias após o seu nascimento e simbolicamente deixar pombas ou rolas. Associou ainda este episódio bíblico ao batismo. Um convite especial aos pais das crianças de colo para receberem uma benção mais perto do altar; a representação do momento histórico por crianças vestidas com trajes da época; o cântico “Maria, Maria, tu és minha mãe e mãe do meu Senhor..” e a benção final, foram também momentos que marcaram a celebração.

Partilhar / Print

Print Friendly, PDF & Email
Captura de ecrã 2024-04-17, às 12.19.04

Leia esta e outras notícias na...

Receba as notícias no seu email
em tempo real

Pode escolher quais as notícias que quer receber: destaques, da sua paróquia

plugins premium WordPress