Alpha proporciona encontro marcante com Deus

A vigararia da Marinha Grande iniciou em outubro o seu 4.º Percurso Alpha, a decorrer no centro paroquial de Picassinos. Realizadas os primeiros seis encontros, foi tempo para uma experiência diferente para os cerca de 20 convidados.

O Percurso propõe a realização de um encontro de dois dias, ao jeito de retiro. Como tem sido hábito, realizou-se na Casa de Retiros de S. José, do Seminário de Leiria, nos dias 8 e 9 de novembro.

Este encontro é decisivo para o “bom sucesso” do Percurso, embora na verdade se torne difícil explicar como funciona ou porque resulta tão bem. O programa é bastante simples e segue na linha dos trabalhos realizados nas semanas anteriores. O tema é o Espírito Santo: quem é o Espírito Santo; a obra do Espírito Santo; como ser cheio do Espírito Santo; como tirar o melhor partido do resto da minha vida. E conta ainda com o habitual espaço de partilha e discussão dos vários temas apresentados.

O facto de ser afastado de casa, com total disponibilidade para estar ali de coração sem mais preocupações, acaba por permitir, não só um aprofundamento dos temas, mas também uma abertura ao verdadeiro motivo do fim de semana: um encontro de oração, íntimo e pessoal com Deus. Que acaba por concretizar-se de um modo quase palpável no momento de oração por cada um dos convidados de forma individual.

Este encontro, tantas vezes o primeiro encontro verdadeiramente marcante com Deus, acaba por ser tão surpreendente para os convidados, que descobrem uma nova realidade que até aí era apenas teórica, mas também para a equipa. Há ainda espaço para direção espiritual e reconciliação para quem sinta necessidade de o fazer, o que significa muitas vezes a primeira vez em largos anos.

O serão é em ambiente descontraído e de alguma diversão, já muito marcada por uma certa transformação evidente nos rostos sorridentes dos convidados. O domingo encerra as atividades com o último tema e a Eucaristia.

No entanto, uma verdadeira compreensão do que acontece nestes dias só será possível pela observação dos convidados que vivem esta experiência. Por mais que se escreva e se tente explicar, ficaremos sempre aquém da verdade. O que levará a novos convites para experimentar e, consequentemente, a um novo Percurso Alpha em 2015.

Leia esta e outras notícias na...

Receba as notícias no seu email
em tempo real

Pode escolher quais as notícias que quer receber: destaques, da sua paróquia…

Partilhar

Share on facebook
Share on twitter

Print

Print Friendly, PDF & Email

REDE - Revista Digital

Mais recente

Telegram: Leiria-Fátima News

Todas as notícias de www.leiria-fatima.pt em primeira mão no seu smartphone.
Canal unidirecional para divulgação de notícias da Diocese de Leiria-Fátima.

Telegram: Leiria-Fátima Chat

Canal de conversação da Diocese de Leiria-Fátima.
Para troca de ideias sobre os canais digitais da Diocese de Leiria-Fátima e partilha de conteúdos entre os seus colaboradores na área da comunicação.

Newsletter

Nota: Depois de submeter a sua inscrição, deve confirmá-la. As instruções estão num email que irá receber.