Agrupamento de Minde constrói ponte no polge

Os Pioneiros do Agrupamento 1336 de Minde deram a sua colaboração, muito escutista: construíram uma ponte que servirá para os caminhantes atravessarem um dos rios que corre agora na nossa Mata.

Sabem o que é uma Zona Húmida? Já ouviram falar da Convenção de Ramsar?

A Convenção sobre Zonas Húmidas constitui um Tratado intergovernamental que foi assinado em 2 de fevereiro de 1971 na Cidade Iraniana de Ramsar. Por esse motivo, esta Convenção é geralmente conhecida como “Convenção de Ramsar” e é considerada o primeiro dos Tratados global sobre conservação.

No âmbito dessa convenção os países aderentes identificaram no seu território Zonas Húmidas, que são, de acordo com as palavras da própria convenção: “zonas de pântano, charco, turfeira ou água, natural ou artificial, permanente ou temporária, com água estagnada ou corrente, doce, salobra ou salgada, incluindo águas marinhas cuja profundidade na maré baixa não exceda os seis metros”. Além da identificação das Zonas, o objetivo da Convenção é o de proteger os locais identificados, as suas características e os seus ecossistemas.

Estão identificadas nos 169 países aderentes mais de 2.200 Zonas Húmidas, que representam uma área de 215.247.837 hectares.

Portugal assinou esta Convenção em 1980 e foram duas as zonas identificadas imediatamente: Estuário do Tejo e Ria Formosa. O Polge de Mira Minde e as suas nascentes foram identificados como Zona Húmida em 2001, com o número RAMSAR 1616.

No próximo domingo dia 2 de fevereiro, data do aniversário da Convenção de Ramsar, celebra-se em todo o mundo o Dia das Zonas Húmidas.

No Polge de Mira Minde a data será assinalada pela casa do Povo de Minde. O programa inclui uma caminhada com visita às quatro nascentes do Polge, canoagem, uma exposição, palestras e um passeio didático no Polge, com a colaboração do Centro Ciência Viva.

Os Pioneiros do Agrupamento 1336 de Minde deram a sua colaboração, muito escutista: construíram uma ponte que servirá para os caminhantes atravessarem um dos rios que corre agora na nossa Mata.

Todos estão convidados a juntar-se a esta atividade, didática e divertida.

Para mais informações, consultar o programa na página de Facebook da Casa do Povo de Minde.

Leia esta e outras notícias na...

Receba as notícias no seu email
em tempo real

Pode escolher quais as notícias que quer receber: destaques, da sua paróquia…


Telegram: Leiria-Fátima News

Todas as notícias de www.leiria-fatima.pt em primeira mão no seu smartphone.
Canal unidirecional para divulgação de notícias da Diocese de Leiria-Fátima.

Telegram: Leiria-Fátima Chat

Canal de conversação da Diocese de Leiria-Fátima.
Para troca de ideias sobre os canais digitais da Diocese de Leiria-Fátima e partilha de conteúdos entre os seus colaboradores na área da comunicação.

Newsletter

Nota: Depois de submeter a sua inscrição, deve confirmá-la. As instruções estão num email que irá receber.