Agrupamento 1077 regressa às origens 

Cada batalhão montou o seu campo e fabricou as suas próprias armas, atribuindo-lhes significados não de combate, mas de construção de pontes de amizade, união e paz.
http://lefa.pt/?p=51894

No fim de semana 28 e 29 de janeiro, o Agrupamento de escuteiros 1077 – Monte Real, viveu uma aventura com o imaginário “Regresso às Origens”, em que os heróis foram D. Nuno Álvares Pereira, agora S. Nuno de Santa Maria e Robert Stephenson Smyth Baden-Powell, ou para os amigos, B.P..

Estes dois exploradores, guerreiros, foram visionários no seu tempo! Tiveram a visão de reconhecer que poderiam fazer mais em prol das suas pátrias: um, dedicando-se à ajuda aos mais necessitados e à oração e o outro, educando os mais novos para se tornarem bons cidadãos, não através de armas, mas por uma vida de serviço ao mundo, para torná-lo melhor.  Foi neste espírito de serviço, e de regresso às origens que vivemos o nosso Acagrup – acampamento de agrupamento. Formámos equipas de quatro ramos de um exército que assumiram os totens das primeiras patrulhas do acampamento de Brownsea: Infantaria Lobo; Arqueiros Maçarico; Cavaleiros Corvo e Escudeiros Touro. 

Cada batalhão montou o seu campo e fabricou as suas próprias armas, atribuindo-lhes significados não de combate, mas de construção de pontes de amizade, união e paz. Para conhecerem melhor o herói, o Condestável, visitámos o Centro de Interpretação da Batalha de Aljubarrota (museu, espetáculo multimédia de recriação histórica e campo de batalha). À noite fizemos fogo de conselho e velada de armas, como preparação para o culminar da atividade: a celebração da Promessa de 5 lobitos, 8 exploradores, 1 pioneira e 1 caminheiro. Contámos com a colaboração dos pais num delicioso almoço partilhado. Mesmo com a baixa temperatura que se fez sentir, os nossos patas-tenras, lobitos e escuteiros não baixaram a guarda e superaram mais este desafio.

Juntos é bem mais fácil ultrapassar obstáculos! 

Ana Silva (Àquêlá)

Deixamos o testemunho de alguns participantes: 

“Gostámos de visitar o Centro de Interpretação da Batalha e apesar de estar muito frio o espaço  era agradável e tinha capacidade para todos nós.” (Exploradores) 

“Se houve um ponto negativo desta atividade foi o frio. Muito frio, contudo, não foram as temperaturas a roçar as da Antártida que nos demoveram de vivermos uma atividade que, acima de tudo, nos ajudou a melhorar os laços entre os vários elementos das várias secções.” (Pioneiros) 

“Esta atividade foi realmente voltar às origens… como pessoas, como escuteiros, como agrupamento e como família. Foi um fim de semana diferente passado num sítio muito particular e especial para nós, escuteiros da região Leiria-Fátima.” (caminheiros)  

“No passado fim de semana os nossos meninos tiveram mais um Acagrup, cheio de histórias para mais tarde recordar. 

No domingo estivemos presentes e adorámos o dia, como sempre cheio de alegria e confraternização entre escuteiros e familiares. 

Para terminar foi celebrada uma linda eucaristia de acolhimento de alguns escuteiros. Como pais agradecemos a todos os chefes por proporcionarem aos nossos filhos momentos de muita alegria. 

Que o nosso presente seja o outro ser feliz porque nós fazemos parte da sua vida.”(Paulo Cruz, pai de escuteiro)

O módulo não pode ser fornecido porque o conteúdo solicitado não é (por mais tempo) acessível. Entre em contato com o administrador para obter acesso.

Partilhar / Print

Print Friendly, PDF & Email
Captura de ecrã 2024-04-17, às 12.19.04

Leia esta e outras notícias na...

Receba as notícias no seu email
em tempo real

Pode escolher quais as notícias que quer receber: destaques, da sua paróquia

plugins premium WordPress