Adolescentes da Freixianda celebraram a Festa da Vida

Foram protagonistas os 15 adolescentes que frequentam o 8º ano da catequese. Através da simbologia da cruz, sinal mais, expressão do amor que gera vida.

No dia 22 de maio, na igreja paroquial, integrada na celebração da missa vespertina da solenidade do Pentecostes, decorreu a Festa da Vida. Foram protagonistas os 15 adolescentes que frequentam o 8º ano da catequese. Através da simbologia da cruz, sinal mais, expressão do amor que gera vida, em Jesus e naqueles que assumem como seu o projeto de vida que Jesus realizou até às últimas consequências, os adolescentes quiseram testemunhar que, como cristãos, era essa a sua opção de vida.

No início da celebração, uma das catequistas conduziu a cruz com o crucificado. Os adolescentes seguiram em cortejo. Nas proximidades do altar, proclamaram a glória de cruz de Cristo e colocaram à volta do crucificado a vela acesa que traziam no cortejo, sinal de que acreditam que o caminho do êxito e da glória, na vida no tempo e na vida fora do tempo, é o que Jesus percorreu, na dádiva de si mesmo, que redundou em glória na ressurreição.

A celebração prosseguiu no seu ritmo normal, tendo os adolescentes realizado todas as tarefas e funções que compete aos leigos realizar.

Depois da comunhão, destaque novamente para a simbologia da cruz. Cada adolescente impôs sobre si próprio um fio com o crucifixo, benzido pelo pároco a seguir à homilia. Ao mesmo tempo, o pároco, que presidiu a toda a celebração, dirigiu-se a cada um, chamando-os pelo nome: “Recebe esta cruz, fonte de vida nova, em Cristo Jesus”, ao que cada adolescente respondeu com convicção: “Cristo vive! Aleluia!”.

Foi desta forma, ao mesmo tempo simples e solene, que decorreu a Festa da Vida do 8º Ano da catequese. Finalizou com palavras de estímulo e encorajamento do pároco aos adolescentes e de apreço e gratidão aos pais e catequistas.

Receba as notícias do SÍNODO em tempo real

Pode, ainda, escolher quais as notícias que quer receber: destaques, lectio divina, catequese, da sua paróquia…

Receba as notícias no seu email
em tempo real

Pode escolher quais as notícias que quer receber: destaques, da sua paróquia…

Leia esta e outras notícias na...

Telegram: Leiria-Fátima News

Todas as notícias de www.leiria-fatima.pt em primeira mão no seu smartphone.
Canal unidirecional para divulgação de notícias da Diocese de Leiria-Fátima.

Telegram: Leiria-Fátima Chat

Canal de conversação da Diocese de Leiria-Fátima.
Para troca de ideias sobre os canais digitais da Diocese de Leiria-Fátima e partilha de conteúdos entre os seus colaboradores na área da comunicação.

Newsletter

Nota: Depois de submeter a sua inscrição, deve confirmá-la. As instruções estão num email que irá receber.


Obrigado a quem nos ajuda!

Estes são os nossos mais recentes benfeitores:

Se quiser fazer o seu donativo...

Por Multibanco:

Entidade: 21 800
Referência: 351 617 062
Valor: (*)

Obs:
* o mínimo permitido com esta referência é de 10,00€
Os donativos feitos por esta via não permitem identificar o remente.
Se não pretenderem anonimato, devem enviar um email ou sms a informar a oferta: 
gic@leiria-fatima.pt