No dia 22 de maio, na igreja paroquial, integrada na celebração da missa vespertina da solenidade do Pentecostes, decorreu a Festa da Vida. Foram protagonistas os 15 adolescentes que frequentam o 8º ano da catequese. Através da simbologia da cruz, sinal mais, expressão do amor que gera vida, em Jesus e naqueles que assumem como seu o projeto de vida que Jesus realizou até às últimas consequências, os adolescentes quiseram testemunhar que, como cristãos, era essa a sua opção de vida.
No início da celebração, uma das catequistas conduziu a cruz com o crucificado. Os adolescentes seguiram em cortejo. Nas proximidades do altar, proclamaram a glória de cruz de Cristo e colocaram à volta do crucificado a vela acesa que traziam no cortejo, sinal de que acreditam que o caminho do êxito e da glória, na vida no tempo e na vida fora do tempo, é o que Jesus percorreu, na dádiva de si mesmo, que redundou em glória na ressurreição.
A celebração prosseguiu no seu ritmo normal, tendo os adolescentes realizado todas as tarefas e funções que compete aos leigos realizar.
Depois da comunhão, destaque novamente para a simbologia da cruz. Cada adolescente impôs sobre si próprio um fio com o crucifixo, benzido pelo pároco a seguir à homilia. Ao mesmo tempo, o pároco, que presidiu a toda a celebração, dirigiu-se a cada um, chamando-os pelo nome: “Recebe esta cruz, fonte de vida nova, em Cristo Jesus”, ao que cada adolescente respondeu com convicção: “Cristo vive! Aleluia!”.
Foi desta forma, ao mesmo tempo simples e solene, que decorreu a Festa da Vida do 8º Ano da catequese. Finalizou com palavras de estímulo e encorajamento do pároco aos adolescentes e de apreço e gratidão aos pais e catequistas.