Acolhimento é chave para trabalho com famílias

O Conselho Presbiteral de Leiria-Fátima esteve reunido com o Bispo diocesano, no passado dia 29 de outubro, tendo como principal ponto de agenda a partilha de propostas para a concretização do programa pastoral deste ano.

Na linha da temática “Amor conjugal, dom e vocação”, os padres refletiram sobre o conteúdo da Carta Pastoral de D. António Marto e as indicações nela constantes, partilhando ideias e sugestões de iniciativas para o trabalho nas paróquias e outras comunidades, visando “anunciar, testemunhar e fortalecer a vocação matrimonial”.

Uma das questões que mereceu maior atenção e debate foi a dificuldade de relação entre as pessoas e a Igreja, procurando vias para melhorar o acolhimento pastoral em ocasiões como os batismos, casamentos, catequese, funerais, festas, etc. Nesse âmbito, foram especialmente analisados os casos considerados mais “difícieis” ou “irregulares”, como sejam as famílias monoparentais, os divorciados recasados, as uniões de facto ou as uniões entre casais homossexuais. Já referidas na carta pastoral “A beleza e a alegria de viver em família”, essas são realidades com que os padres se debatem cada vez mais frequentemente e que merecem especial atenção por parte da ação pastoral da Igreja.

Nessa linha, o Conselho Presbiteral defendeu uma cultura de “acolhimento e diálogo” como chave para o trabalho com as pessoas que vivem essas situações. “Precisamos de ouvir, compreender, contextualizar e explicar claramente a posição da Igreja sobre cada caso em concreto, acolhendo as pessoas com disponibilidade para o diálogo e com propostas de solução para os seus problemas”, afirmou o padre Fernando Varela, que secretariou a reunião. À margem do encontro, este sacerdote revelou que “há uma maior consciência por parte dos padres para a importância deste acolhimento às pessoas em situação ‘irregular’ e, mesmo quando a resposta tiver de ser negativa, que seja dada com a devida solicitude pastoral e caridade cristã, chamando a atenção para o que é essencial e apontando vias para uma caminhada de fé”.

Em análise neste encontro esteve, também, uma proposta de documento para regular o serviço pastoral na ausência do pároco.

Houve ainda espaço para a eleição do padre José Augusto Rodrigues como secretário do Conselho Presbiteral e do padre Filipe Lopes como representante deste conselho no Conselho Pastoral Diocesano.

Leia esta e outras notícias na...

Receba as notícias no seu email
em tempo real

Pode escolher quais as notícias que quer receber: destaques, da sua paróquia…

Partilhar

Share on facebook
Share on twitter

Print

Print Friendly, PDF & Email

REDE - Revista Digital

Mais recente

Telegram: Leiria-Fátima News

Todas as notícias de www.leiria-fatima.pt em primeira mão no seu smartphone.
Canal unidirecional para divulgação de notícias da Diocese de Leiria-Fátima.

Telegram: Leiria-Fátima Chat

Canal de conversação da Diocese de Leiria-Fátima.
Para troca de ideias sobre os canais digitais da Diocese de Leiria-Fátima e partilha de conteúdos entre os seus colaboradores na área da comunicação.

Newsletter

Nota: Depois de submeter a sua inscrição, deve confirmá-la. As instruções estão num email que irá receber.