O núcleo de Leiria da ACEGE (Associação Cristã de Empresários e Gestores) vai promover, no próximo dia 22 de março, às 18h00, uma cerimónia de “Adesão ao Compromisso Pagamento Pontual”.
A iniciativa conta com a parceria da NERLEI (Associação Empresarial da Região de Leiria), em cuja sede decorre a sessão, da CIP (Confederação Empresarial de Portugal), do IAPMEI (Instituto de Apoio às Pequenas e Médias Empresas e à Inovação) e da CGD (Caixa Geral de Depósitos) e irá distinguir diversas empresas do distrito de Leiria, bem como as Câmaras Municipais de Leiria, Batalha, Ansião, Alvaiázere, Castanheira de Pera, Figueiró dos Vinhos, Marinha Grande, Pedrogão Grande, Pombal e Porto Mós.
“Em Portugal existe uma cultura de pagamentos fora do prazo a fornecedores que provoca, todos os anos milhares de novos desempregados e que pressiona, dia após dia, os líderes empresariais pela imprevisibilidade das cobranças, pelo tempo excessivo colocado na tentativa de receber e pelas dificuldades de tesouraria que seriam evitáveis se todos pagassem no prazo combinado”, aponta uma nota enviada à imprensa. É para “contrariar esta realidade” que surge esta proposta de “Compromisso do Pagamento Pontual a fornecedores”, visando “ser um elemento transformador e de promoção de uma nova cultura empresarial”.
Após as boas-vindas pelo presidente da NERLEI, Jorge Santos, caberá ao secretário geral da ACEGE, Jorge Líbano Monteiro, abordar o tema “O compromisso de pagamento pontual e o impacto na economia”, ao presidente IAPMEI, Miguel Cruz, falar de “pagamentos pontuais e as PME” e ao presidente do Município de Leiria explicar “a importância dos pagamentos pontuais na gestão autárquica”. Encerrará a sessão o presidente da ACEGE Leiria, Acácio Faria Lopes.
Cada uma das entidades distinguidas receberá um diploma a atestar que é “parte activa deste movimento de responsabilidade social na promoção de uma cultura de pagamento pontual e da competitividade da economia portuguesa”, bem como que “pode utilizar com mérito o selo do programa na sua comunicação no ano de 2016”.
Não é certo o número de empresas, uma vez que decorre até sexta-feira o prazo de inscrição para a adesão a este compromisso, o que pode ser feito no sítio www.pagamentospontuais.com.pt.