Acampamento de Promessas na Quinta do Escuteiro

O objetivo principal do acampamento foi o de incentivar o trabalho em equipa e proporcionar um acampamento com promessas em campo.
http://lefa.pt/?p=52895

Nos dias 29, 30 de abril e 1 de maio o Agrupamento 1008 – Forte da Casa, realizou o seu acampamento de aniversário na Quinta do Escuteiro, na Batalha. Forte da Casa é uma povoação pertencente ao concelho de Vila Franca de Xira, região escutista de Lisboa.

A preparação para este acampamento começou vários meses antes. Tivemos a oportunidade de visitar antecipadamente o Centro Escutista da Quinta do Escuteiro e assim que o conhecemos pela primeira vez soubemos que seria o local ideal para a realização do nosso acampamento e das promessas em campo.

O acampamento aconteceu durante os três dias e contou com diversas atividades: percurso pedestre pela Batalha, proteção das árvores do campo, descobrir a Quinta do escuteiro e o jogo das vocalizações das aves autóctones.

O objetivo principal do acampamento foi o de incentivar o trabalho em equipa e proporcionar um acampamento com promessas em campo.

No primeiro dia tivemos a oportunidade de fazer a atividade da proteção das árvores, onde ficámos a conhecer mais sobre as espécies autóctones. Ao final da tarde, realizámos o questionário sobre a Quinta do Escuteiro – onde ficámos a conhecer mais sobre a Quinta e a sua história.

As noites também foram animadas, na primeira noite fizemos a atividade de vocalização de sons de aves. Os lobitos adoraram e puderam ouvir o som das aves típicas da Batalha e ficaram a conhecer mais sobre elas.

O dia de Domingo foi dedicado a conhecer a Vila da Batalha e o seu Mosteiro. Atividade muito interessante e que nos enriqueceu culturalmente.

Na segunda noite tivemos oportunidade de realizar a nossa vigília de oração na belíssima capela de campo. Os jovens puderam compartilhar experiências e criar laços de amizade, ao mesmo tempo em que aprendiam mais sobre valores como respeito e solidariedade.

Os nossos exploradores e caminheiros tiveram a oportunidade de construir mesas para as suas refeições e os nossos pioneiros construíram um elevado onde dormiram ao som da natureza. E madeira para construções, não faltou!

O ponto alto do acampamento foram as promessas em campo. Neste ano em que fizemos 30 anos não poderíamos ter escolhido melhor local para podermos realizar as nossas promessas. A capela é lindíssima e está muito bem localizada, onde todos os presentes puderam assistir à cerimónia das promessas.

Terminámos o nosso fim de semana com um almoço com familiares e amigos onde reinou a boa disposição e o convívio entre todos.

O acampamento foi um grande sucesso, reunindo cerca de 90 jovens.

Agradecemos ao staff que esteve sempre disponível não só em campo mas também ao longo destes meses, preocupando-se sempre para que nada faltasse, tornando este acampamento único e inesquecível.

Alguns testemunhos:

A minha experiência na Quinta do Escuteiro foi muito divertida e conheci vários chefes aí. O espaço é muito agradável e respiramos ar puro. Adorei acampar ao ar livre e ouvir o som dos pássaros!

Mas o que eu mais gostei foi de plantar uma macieira e cuidar das plantas! Está árvore será a marca da Alcateia 110 do agrupamento 1008 na Quinta do Escuteiro!

Raquel Camila Costa

Partilhar / Print

Print Friendly, PDF & Email

Leia esta e outras notícias na...

Receba as notícias no seu email
em tempo real

Pode escolher quais as notícias que quer receber: destaques, da sua paróquia

plugins premium WordPress