A paróquia de Santa Catarina da Serra durante a pandemia

Quanto ao futuro, nada sei, nem podemos prever até onde vai isto. Percebo que entre nós temos vivido o melhor possível com as iniciativas que já falei. Penso até que está aqui um potencial que precisamos aproveitar...

Antes de tudo confesso que tem sido muito difícil a minha vida como pessoa e como padre nesta comunidade. As preocupações e os medos com o Centro social paroquial;  A impossibilidade do encontro e da conversa construtiva; a falta da celebração eucarística presencial, sobretudo na semana santa e na Páscoa: a impossibilidade de estar com os doentes e velhinhos… etc. Não me tem faltado o interesse das pessoas por mim e pela pastoral, que se tem feito apesar de tudo.

Dinamizámos a transmissão da missa dominical e semana santa. No Youtube, pesquise pelo canal “Paróquia de Santa Catarina da Serra”, ou pelo endereço www.paroquiascserra.com (também disponível nas Smart TV pela aplicação do Youtube) e no facebook da paróquia.

Durante a quaresma foi também transmitida lectio divina do retiro popular (à terça-feira) a via sacra (à sexta-feira), o Efetá na segunda sexta-feira do mês, experiências que correram muito bem e tiveram uma procura razoável, pois para além de ser transmitido em direto, ficavam acessíveis nas plataformas mencionadas.

Depois da páscoa lançámos também a Via Lucis. Também menciono que no dia de Páscoa percorri a parte da paróquia num “padre móvel” a proclamar a Páscoa de Cristo e a abençoar as famílias que saiam à rua.

A nível da catequese, mantivemos o contacto dos catequistas com os seus grupos, mas depois da Páscoa estamos a fazer uma catequese preparada, que acontece antes da Eucaristia na Igreja para poder haver na catequese esta dimensão litúrgica.

Também o Say Yes tem tido a continuação dos encontros, agora de outra forma, mas com bastante adesão. O grupo do 11º ano – preparação para o Crisma – tem também um espaço para se encontrar e ir alimentando a chama.

Quanto ao futuro, nada sei, nem podemos prever até onde vai isto. Percebo que entre nós temos vivido o melhor possível com as iniciativas que já falei. Penso até que está aqui um potencial que precisamos aproveitar… Vou  aprendendo e usando e percebendo a riqueza… Dependendo das condições, temos novos instrumentos de trabalho. A nossa peregrinação a Fátima, sempre na Ascensão, vai ser espiritual constando o programa transmitido: Efetá no sábado às 21h00, e no domingo o terço e missa na igreja a começar às 11h00

Direi ainda que a nível de apoio social têm sido fornecidos alimentos às famílias em dificuldade e ainda foi criado um lugar onde a “pobreza” pode procurar alimentos e levar sem ter que dar a cara. É o cantinho da partilha, com o convite “leve o que precisar; deixe o que quiser”, “Caixas Solidárias” que foram colocadas em frente ao salão paroquial, com o intuito de ajudar as famílias que nesta hora de pandemia e desemprego, possam ter acesso alimentação que é o mínimo a que todos têm direito.

Leia esta e outras notícias na...

Receba os nossos destaques no seu email

Não precisa de vir ao site da Diocese para estar informado das notícias mais importantes. Basta indicar o seu email neste formulário:

Nota: para garantir a segurança e proteção dos seus dados, deve confirmar a sua inscrição. As instruções estão num email que irá receber. Depois de confirmar, começará a receber emails a partir de info@leiria-fatima.pt com média regularidade. A qualquer momento pode cancelar subscrição.

Telegram: Leiria-Fátima News

Todas as notícias de www.leiria-fatima.pt em primeira mão no seu smartphone.
Canal unidirecional para divulgação de notícias da Diocese de Leiria-Fátima.

Telegram: Leiria-Fátima Chat

Canal de conversação da Diocese de Leiria-Fátima.
Para troca de ideias sobre os canais digitais da Diocese de Leiria-Fátima e partilha de conteúdos entre os seus colaboradores na área da comunicação.

Newsletter

Nota: Depois de submeter a sua inscrição, deve confirmá-la. As instruções estão num email que irá receber.