Uma vez mais o Agrupamento de Escuteiros de Amor acolhe e distribui “A Luz da Paz de Belém”.
Numa cerimónia repleta de simbolismo, no passado dia 21 de dezembro, na missa de sábado na igreja de Amor, foi partilhada a chama por todos os que pretenderam acender a sua vela e levar para os seus lares a Luz que veio da Terra Santa. A própria cerimónia envolve a comunidade cristã, numa missa às escuras, onde a igreja apenas se iluminava com cinco velas, uma delas a luz vinda de Belém, sinal de paz.
Ao mesmo tempo, os alunos do 3º ano da catequese, celebravam a sua Festa da Luz.
O projeto “a Luz da Paz de Belém” foi lançado em 1986 pela televisão pública austríaca, no âmbito de um programa social intitulado “Light in the Dark” (Luz no Escuro), dedicado a pessoas carentes, tanto na Áustria como nos países vizinhos.
Os escuteiros austríacos abraçaram este projeto com algumas adaptações à vida escutista, mas mantendo sempre o espírito do serviço às crianças carenciadas.
Com a colaboração de escuteiros de vários países, a Luz é acesa todos os anos por um rapaz ou rapariga austríacos numa chama que se encontra permanentemente acesa na Gruta da Natividade de Jesus em Belém. É depois distribuída por toda a parte numa mensagem de paz, amor e esperança. A cerimónia de partilha central decorre em Viena, no 3º domingo do Advento, sendo depois a Luz distribuída a nível nacional e regional em dezenas de países.
Este ano uma delegação portuguesa transportou a luz até ao nosso país, para a cidade de Santarém, no dia 15 de dezembro, para ser distribuída por todo o país. De lá, veio até à Sé de Leiria, onde foi distribuída pela Diocese, na segunda-feira, dia 16.
De candeia em candeia, esta chama que foi acesa em Belém, percorre cerca de 6200km sem nunca se apagar, para chegar às nossas comunidades.