A Luz da Paz de Belém ilumina Amor

Numa cerimónia repleta de simbolismo, no passado dia 21 de dezembro, na missa de sábado na igreja de Amor, foi partilhada a chama por todos os que pretenderam acender a sua vela e levar para os seus lares a Luz que veio da Terra Santa.

Uma vez mais o Agrupamento de Escuteiros de Amor acolhe e distribui “A Luz da Paz de Belém”. 

Numa cerimónia repleta de simbolismo, no passado dia 21 de dezembro, na missa de sábado na igreja de Amor, foi partilhada a chama por todos os que pretenderam acender a sua vela e levar para os seus lares a Luz que veio da Terra Santa. A própria cerimónia envolve a comunidade cristã, numa missa às escuras, onde a igreja apenas se iluminava com cinco velas, uma delas a luz vinda de Belém, sinal de paz.

Ao mesmo tempo, os alunos do 3º ano da catequese, celebravam a sua Festa da Luz.

O projeto “a Luz da Paz de Belém” foi lançado em 1986 pela televisão pública austríaca, no âmbito de um programa social intitulado “Light in the Dark” (Luz no Escuro), dedicado a pessoas carentes, tanto na Áustria como nos países vizinhos.

Os escuteiros austríacos abraçaram este projeto com algumas adaptações à vida escutista, mas mantendo sempre o espírito do serviço às crianças carenciadas.

Com a colaboração de escuteiros de vários países, a Luz é acesa todos os anos por um rapaz ou rapariga austríacos numa chama que se encontra permanentemente acesa na Gruta da Natividade de Jesus em Belém. É depois distribuída por toda a parte numa mensagem de paz, amor e esperança. A cerimónia de partilha central decorre em Viena, no 3º domingo do Advento, sendo depois a Luz distribuída a nível nacional e regional em dezenas de países.

Este ano uma delegação portuguesa transportou a luz até ao nosso país, para a cidade de Santarém, no dia 15 de dezembro, para ser distribuída por todo o país. De lá, veio até à Sé de Leiria, onde foi distribuída pela Diocese, na segunda-feira, dia 16. 

De candeia em candeia, esta chama que foi acesa em Belém, percorre cerca de 6200km sem nunca se apagar, para chegar às nossas comunidades.

Leia esta e outras notícias na...

Receba os nossos destaques no seu email

Não precisa de vir ao site da Diocese para estar informado das notícias mais importantes. Basta indicar o seu email neste formulário:

Nota: para garantir a segurança e proteção dos seus dados, deve confirmar a sua inscrição. As instruções estão num email que irá receber. Depois de confirmar, começará a receber emails a partir de info@leiria-fatima.pt com média regularidade. A qualquer momento pode cancelar subscrição.

Telegram: Leiria-Fátima News

Todas as notícias de www.leiria-fatima.pt em primeira mão no seu smartphone.
Canal unidirecional para divulgação de notícias da Diocese de Leiria-Fátima.

Telegram: Leiria-Fátima Chat

Canal de conversação da Diocese de Leiria-Fátima.
Para troca de ideias sobre os canais digitais da Diocese de Leiria-Fátima e partilha de conteúdos entre os seus colaboradores na área da comunicação.

Newsletter

Nota: Depois de submeter a sua inscrição, deve confirmá-la. As instruções estão num email que irá receber.