“10 Milhões de Estrelas – Um Gesto Pela Paz”

 

Está em curso até à noite de Natal a operação “10 Milhões de estrelas – um gesto pela paz”, da Cáritas Internacional, a que a Cáritas Diocesana de Leiria-Fátima se associou uma vez mais.

O início da campanha na Diocese foi dado no passado dia 24 de novembro, com uma festa solidária que juntou meia centena de pessoas no Mercado de Sant’Ana.

Recordamos que a proposta é que se acenda uma pequenina chama na janela de cada casa na noite de Natal, como sinal de Jesus e a sua mensagem de amor, justiça e paz são o centro desta celebração cristã. Este gesto serve ainda como “denúncia da opulência de milhões de luzes que se acendem, mas que não iluminam nem aquecem os corações”, refere a página da Cáritas Portuguesa, adiantando que “a venda da vela é também um meio de angariar recursos que possam ajudar os mais pobres”.

Para sensibilizar para estas causas, a Cáritas Portuguesa e as Cáritas Diocesanas desenvolvem durante todo o Advento diversas manifestações públicas, designadamente, de natureza religiosa, cívica, cultural e artística, para além de promoverem uma ampla presença nos meios de comunicação social.

Este ano, a Cáritas Portuguesa tem como objetivo vender mais de 500 mil velas, cujas verbas reverterão em 65% a favor das famílias e pessoas em situação de carência socioeconómica, através das Cáritas Diocesanas, e em 35% para a causa internacional das vítimas do conflito na Síria.

Na diocese de Leiria-Fátima, as velas podem ser adquiridas na sede da Cáritas Diocesana, no Seminário, na Gráfica de Leiria, nas lojas do Santuário de Fátima e em vários pontos de distribuição por todas as paróquias.

 

História da campanha

Esta operação teve a sua origem em Annecy (França) em 1984, durante o tempo do Advento. Em 1991, alastrou-se a toda a França e passou a desenrolar-se no período do Natal.

É no ano de 2002 que a iniciativa inicia o seu percurso pelo mundo. Primeiro na Europa, quando cerca de 60 Cáritas promovem ações conjuntas para a iluminação de diversos espaços públicos. No ano seguinte, chega ao resto do mundo, como megaoperação a favor da paz e da solidariedade.

É também em 2003 que Portugal adere pela primeira vez, com várias Cáritas Diocesanas a responderem positivamente ao apelo da Cáritas Portuguesa, entre as quais a de Leiria-Fátima, para implementarem esta operação no nosso país.

O principal propósito é, desde sempre, a consciencialização de toda a população para a importância dos valores da justiça, da solidariedade e da paz. Por outro lado, contrariando uma visão meramente consumista, pretende-se relembrar o verdadeiro sentido do Natal: a alegria do nascimento do Deus Menino, o Príncipe da Paz.

“Só juntos e partilhando gestos concretos teremos capacidade para derrubar muros diários de violência, injustiça e exclusão”, lembra o sítio oficial da iniciativa em Portugal.

 

Leia esta e outras notícias na...

Receba as notícias no seu email
em tempo real

Pode escolher quais as notícias que quer receber: destaques, da sua paróquia…

Partilhar

Share on facebook
Share on twitter

Print

Print Friendly, PDF & Email

REDE - Revista Digital

Mais recente

Telegram: Leiria-Fátima News

Todas as notícias de www.leiria-fatima.pt em primeira mão no seu smartphone.
Canal unidirecional para divulgação de notícias da Diocese de Leiria-Fátima.

Telegram: Leiria-Fátima Chat

Canal de conversação da Diocese de Leiria-Fátima.
Para troca de ideias sobre os canais digitais da Diocese de Leiria-Fátima e partilha de conteúdos entre os seus colaboradores na área da comunicação.

Newsletter

Nota: Depois de submeter a sua inscrição, deve confirmá-la. As instruções estão num email que irá receber.