Notícias

Cursos Alpha: Um jantar e uma conversa sobre a fé

Categoria: Notícias
Criado em 31-07-2014

Tudo começa com um jantar. A reunião à volta da mesa serve de pretexto para o encontro que se segue. Ao corpo saciado é sugerido um outro alimento, o do espírito e da alma, através de uma proposta para pensar a fé cristã. O Curso Alpha é isso mesmo, uma ferramenta para fazer pensar a fé ao homem de hoje, de um modo particular, aos mais afastados. Através da introdução de conceitos da fé cristã, é promovida a discussão entre os convidados, com o intuito de “explorar o sentido da vida”. Na nossa Diocese já se realizaram, desde 2012, três cursos Alpha, na vigararia da Marinha Grande.

Os Cursos Alpha surgiram na Igreja Anglicana, num contexto em que a prática cristã desceu abruptamente. Anunciar a fé cristã aos que estão mais distantes da Igreja foi, neste sentido, o principal objetivo que levou à criação destes cursos.

Foi o padre Jorge Santos, da Diocese de Coimbra, que trouxe os cursos Alpha para Portugal. Atualmente, é responsável nacional pelo projeto. O sacerdote define-o como “um curso kerigmático, quer dizer do primeiro anúncio alegre e vibrante da fé que leva à conversão”. “É uma proposta aberta à fraternidade e à amizade que proporciona também uma partilha em torno de uma proposta de reflexão”, explica.

10 sessões, 15 temas

O Curso Alfa é organizado em dez sessões, uma por semana, que inclui a exposição de um tema. No final há lugar a discussão em pequenos grupos. O objetivo das palestras é ir aos pilares da fé cristã. No total, são 15 os temas previstos, sendo que, num fim de semana é realizado um retiro onde são abordados vários temas.

No final de cada curso e partindo da vivência de cada elemento, é feita a proposta a outros para viverem a graça de encontrar Deus através do curso Alpha. Os convites são, assim, multiplicados, em função do testemunho de cada um dos participantes, a outros mais próximos, sempre numa abertura à evangelização. 

Uma evangelização do futuro

O padre Jorge Santos não hesita em apelidar os cursos Alpha como “evangelização de futuro”. Este método “está experimentado e dá muitos frutos”, refere.

Um curso que tem várias etapas e “é um processo mais lento que os Cursos de Cristandade”. Quando se fala de “trazer gente nova à Igreja”, a solução pode passar por este curso “que tem uma taxa de sucesso na ordem dos 70%”. O curso Alpha “é uma excelente oportunidade para a evangelização dos tempos modernos na Europa”, diz o padre Jorge Santos, coordenador do “Alpha Portugal”, explicando que “é preciso propor a fé de um modo novo, com dinamismos e métodos diferentes que têm surgido na Igreja e estão pensados para a situação do mundo de hoje”.

Em Portugal, os Cursos Alpha são orientados por um Secretariado Nacional, sediado em Coimbra, que promove a realização de encontros a nível nacional, ajuda as equipas e fornece recursos formativos, como livros e DVD que complementam as sessões presenciais. 

Na Diocese

Na diocese de Leiria-Fátima o Curso Alpha é proposto na vigararia da Marinha Grande, onde já foram realizados três ao longo de dois anos.

O padre Patrício Oliveira é o assistente dos Cursos Alpha na vigararia da Marinha Grande. É ele que dá formação aos novos elementos das equipas e faz o acompanhamento necessário. O sacerdote entrou em contacto com os Cursos Alpha no Seminário Diocesano de Coimbra, onde conheceu o padre Jorge Santos, na altura seu docente. “Os cursos permitem falar das dúvidas e das ideias erradas que muitas vezes foram fruto de uma incompleta experiência na catequese”.

O maior desafio coloca-se, no entender do sacerdote, no fim do percurso, relativamente à continuidade da experiência. Para que aquela não se torne apenas numa memória, é proposta a participação concreta e ativa na paróquia, para que as pessoas se mantenham integradas na dinâmica eclesial, conclui.

Proposta a crescer

Joaquim Mexia Alves coordena, com o padre Patrício Oliveira, os Cursos Alpha. “No início estava um pouco incrédulo em relação ao método utilizado, mas depois de uma formação inicial e de ter abraçado o convite para coordenar este projeto, fiquei rendido, sobretudo perante os frutos extraordinários que tem dado na vigararia da Marinha Grande”.

Os três cursos realizados na vigararia receberam uma média de 30 pessoas cada um, num total de aproximadamente uma centena de pessoas, informa o coordenador. Alguns dos “convidados” que fazem o curso, acabam por ficar a ajudar a equipa que coordena a implementação dos cursos na vigararia que, para já, conta com um efetivo de 20 colaboradores. Na mira da equipa está a organização de um curso apenas para jovens, adianta Joaquim Mexia Alves, “que terá os mesmos temas, mas com abordagens diferentes”.

Explicando...

O que são?

Os cursos Alpha surgiram na década de 70 e são resultado duma longa experiência pastoral: foi desenvolvida pela paróquia anglicana londrina de Holly Trinity Brompton. Formalizado pelo Pastor Nicky Gumbel a partir de 1993, é utilizado hoje por mais de 23 000 paróquias e igrejas nos cinco continentes. Os cursos são propostos por comunidades cristãs de todas as confissões cristãs e já foram frequentados por mais de 13 milhões de pessoas. Tradicionalmente implantados nas paróquias e igrejas locais, os cursos têm vindo a aumentar nas universidades e nas prisões. 

Onde se realizam?

Até agora, na diocese de Leiria-Fátima, os cursos Alpha realizam-se apenas na vigararia da Marinha Grande onde, desde 2012, já se realizaram três cursos. O primeiro realizou-se na Marinha Grande, depois em Pataias (Burinhosa) e na Maceira (Vale da Gunha). Para setembro está prevista a realização de um curso em Picassinos, Marinha Grande.

A quem se destina?

Embora destinado a pessoas que não têm prática frequente da sua fé, no entanto, muitos cristãos (ditos) praticantes têm encontrado no curso Alpha uma resposta para algumas dúvidas, para as bases um tanto incipientes da sua fé católica e ainda para retomar a vivência cristã mais assumida. 

Como é realizado?

Cada sessão tem três momentos claros, complementares e progressivos: refeição (jantar normalmente), um tema e a partilha/discussão. Tudo isto acontece em mesas estáveis – com cerca de dez pessoas, onde há um casal responsável e (quando possível) ou outro corresponsável. Os temas apresentados abordam as questões mais elementares da fé cristã: quem é Jesus, porque morreu Jesus, como estar certo da minha fé, ler a Bíblia, rezar: como e porquê, como é que Deus nos conduz.

Quando decorrem?

O curso realiza-se no decorrer do ano pastoral. Os 15 temas previstos são abordados em doze semanas, isto é, dois meses e meio.

Diogo Carvalho Alves | Presente Leiria-Fátima

Partilhar:





Contactos

 

Serviços Gerais da Diocese


R. Joaquim Ribeiro Carvalho, 2 
2410–116 Leiria

Tel.: 244 845 030
Fax: 300 013 266

Email: Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.

 

Siga-nos

Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.

Liturgia Diária



© Diocese Leiria-Fátima, Todos os direitos reservados

© Diocese Leiria-Fátima, Todos os direitos reservados