Notícias

Novos párocos recebidos em festa

Categoria: Notícias
Criado em 27-09-2010

 

 
 
 
Duas filarmónicas, uma dezena de estandartes erguidos e centenas de pessoas deram as boas vindas ao pároco de Nossa Senhora das Misericórdias, de Ourém, padre Pedro Ferreira, no largo em frente à igreja matriz, no domingo, 26 de Setembro. Com aparatos diferentes mas a mesma alegria estampada nos rostos, foi assim que foram acolhidos os novos párocos: para a Sé de Leiria e Cruz da Areia, o Padre Gonçalo Diniz, e como vigários paroquiais, os padres José Augusto Rodrigues e Miguel Sottomayor; para a Barreira, o Padre Rui Ribeiro; para a Marinha Grande, o Padre Armindo Ferreira, e como vigário paroquial, o Padre Pedro Viva; para a Caranguejeira, o Padre Joaquim Baptista; para São Mamede, os padres João Carlos Rodrigues e Jovanete Vieira; e para a Ortigosa, o padre Alcides Neves. Todos eles iniciaram as suas novas missões em datas diferentes, desde o final de Agosto até este Domingo.
 
Nas suas homilias e saudações, os novos párocos manifestaram a sua disponibilidade para o serviço pastoral das populações e disseram contar com a colaboração dos fiéis nas variadas tarefas necessárias para a vida das paróquia. Nas palavras de boas-vindas ao novo pároco, em cada paróquia, transparecia, por um lado, a tristeza e saudade pela separação dos pastores cujas características e acções já conheciam e apreciavam e, por outro, as interrogações, expectativas e esperança em relação ao sacerdote que chagava. Entre a Marinha Grande e a Ortigosa, houve a feliz ideia de fazer ponte, convidando mutuamente representantes de ambas as paróquias para assistirem à despedida e ao acolhimento do pároco que passava de uma para outra. Procuraram assim transmitir uma ideia positiva do pároco que saía de uma paróquia e ia servir a outra.
 
De entre os gestos que marcaram o acolhimento aos novos párocos, destacam-se em duas comunidades a homenagem de gratidão aos pais dos sacerdotes,  com a oferta de dons e flores. Para além das celebrações eucarísticas, cuidadosamente preparadas e bem participadas com muitos fiéis, as paróquias proporcionaram aos seus novos párocos momentos de convívio, com lanches partilhados ou o almoço com um grupo representativo da comunidade paroquial. Em quase todas as comunidades paroquiais, os párocos cessantes e outros sacerdotes estiveram presentes, manifestando a sua amizade e apoio ao que iniciava nova missão.
 
Em nome do Bispo de Leiria-Fátima, deu a posse aos novos párocos o Vigário Geral da diocese, que, na ocasião definiu a missão do pároco como a do pastor espiritual que é “ministro de Cristo e administrador dos bens de Deus em favor das pessoas”, guiando-as nos caminhos de Deus e da fraternidade cristã.
 
 
P. Jorge Guarda
 
 
 
 

 

 

Partilhar:



Video

“A família num mundo diferente”

Conferência pelo padre José Ramon Flecha, especialista em Teologia Moral, no Seminário de Leiria, no dia 23 de janeiro de 2015.



Contactos

 

Casa Episcopal

R. Joaquim Ribeiro Carvalho, 2 
2410–116 Leiria

Tel.: 244 845 030
Fax: 244 845 039

 

Gabinete de 
Informação e Comunicação

Telf.: 244 845 034
Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.

 

Siga-nos

Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.

Liturgia Diária



© Diocese Leiria-Fátima, Todos os direitos reservados

© Diocese Leiria-Fátima, Todos os direitos reservados