Notícias

Novos párocos recebidos em festa

Categoria: Notícias
Criado em 27-09-2010

 

 
 
 
Duas filarmónicas, uma dezena de estandartes erguidos e centenas de pessoas deram as boas vindas ao pároco de Nossa Senhora das Misericórdias, de Ourém, padre Pedro Ferreira, no largo em frente à igreja matriz, no domingo, 26 de Setembro. Com aparatos diferentes mas a mesma alegria estampada nos rostos, foi assim que foram acolhidos os novos párocos: para a Sé de Leiria e Cruz da Areia, o Padre Gonçalo Diniz, e como vigários paroquiais, os padres José Augusto Rodrigues e Miguel Sottomayor; para a Barreira, o Padre Rui Ribeiro; para a Marinha Grande, o Padre Armindo Ferreira, e como vigário paroquial, o Padre Pedro Viva; para a Caranguejeira, o Padre Joaquim Baptista; para São Mamede, os padres João Carlos Rodrigues e Jovanete Vieira; e para a Ortigosa, o padre Alcides Neves. Todos eles iniciaram as suas novas missões em datas diferentes, desde o final de Agosto até este Domingo.
 
Nas suas homilias e saudações, os novos párocos manifestaram a sua disponibilidade para o serviço pastoral das populações e disseram contar com a colaboração dos fiéis nas variadas tarefas necessárias para a vida das paróquia. Nas palavras de boas-vindas ao novo pároco, em cada paróquia, transparecia, por um lado, a tristeza e saudade pela separação dos pastores cujas características e acções já conheciam e apreciavam e, por outro, as interrogações, expectativas e esperança em relação ao sacerdote que chagava. Entre a Marinha Grande e a Ortigosa, houve a feliz ideia de fazer ponte, convidando mutuamente representantes de ambas as paróquias para assistirem à despedida e ao acolhimento do pároco que passava de uma para outra. Procuraram assim transmitir uma ideia positiva do pároco que saía de uma paróquia e ia servir a outra.
 
De entre os gestos que marcaram o acolhimento aos novos párocos, destacam-se em duas comunidades a homenagem de gratidão aos pais dos sacerdotes,  com a oferta de dons e flores. Para além das celebrações eucarísticas, cuidadosamente preparadas e bem participadas com muitos fiéis, as paróquias proporcionaram aos seus novos párocos momentos de convívio, com lanches partilhados ou o almoço com um grupo representativo da comunidade paroquial. Em quase todas as comunidades paroquiais, os párocos cessantes e outros sacerdotes estiveram presentes, manifestando a sua amizade e apoio ao que iniciava nova missão.
 
Em nome do Bispo de Leiria-Fátima, deu a posse aos novos párocos o Vigário Geral da diocese, que, na ocasião definiu a missão do pároco como a do pastor espiritual que é “ministro de Cristo e administrador dos bens de Deus em favor das pessoas”, guiando-as nos caminhos de Deus e da fraternidade cristã.
 
 
P. Jorge Guarda
 
 
 
 

 

 

Partilhar:



Video

Assembleia Diocesana 2014

Reportagem da Agência Ecclesia sobre a Assembleia Diocesana de Leiria-Fátima, realizada a 5 de outubro de 2014. Destaque para o lançamento do 2.º ano do biénio sobre a Família, como "dom e missão".



Contactos

 

Casa Episcopal

R. Joaquim Ribeiro Carvalho, 2 
2410–116 Leiria

Tel.: 244 845 030
Fax: 244 845 039

 

Gabinete de 
Informação e Comunicação

Telf.: 244 845 034
Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.

 

Siga-nos

Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.

Liturgia Diária



© Diocese Leiria-Fátima, Todos os direitos reservados

© Diocese Leiria-Fátima, Todos os direitos reservados