Locais

Marinha Grande: Piquenique da Pastoral da Família

Categoria: Locais
Criado em 26-07-2018
©DR

Quando era pequena, não gostava de comer. Mas, se os meus pais falassem em piquenique ou lanche no areal da praia, sob o chapéu de sol, os meus olhos brilhavam de entusiasmo! A comida tinha logo outro sabor!

Hoje, sou mãe e vejo os olhos dos meus filhos brilharem também com a palavra piquenique. Parece uma palavra mágica!

E lá fomos em família, em grupo com os nossos amigos da Pastoral da Família, ao habitual piquenique de verão, nas nossas matas, ainda com recantos muito bonitos, guardados para estes momentos de qualidade.

O grupo da Pastoral da Família na Marinha Grande é composto atualmente por cinco casais, uns já com filhos crescidos, outros com filhotes pequenos. É nosso desejo que este grupo vá crescendo com novos casais da Paróquia. Nas reuniões mensais, o pároco, padre Armindo Castelão, está sempre presente, orientando espiritualmente o grupo. É na base da espiritualidade que surgem os desafios de crescimento em família, com desejo de sair para fora do grupo, para a comunidade. Desta vez vamos partilhar o nosso piquenique.

Dos piqueniques fazem parte a partilha das receitas preparadas com carinho durante a manhã, as mantas cheias de brincadeiras e jogos, a bola com os pinheiros a fazerem de balizas, as explorações com bússolas, binóculos e lanternas que não são necessários, mas criam mais emoção, o som dos pássaros no verde até ao céu e muita conversa….

Estes são verdadeiros momentos em família, a magia faz-se com a simplicidade. Assim, a simplicidade é outra palavra mágica. Dar tempo ao outro, escutar o outro, baralhar o riso com opiniões sérias, apreciar a natureza envolvente.

Viver em família passa por estas ocasiões, trocar a “playstation” por uma cartada, trocar a preguiça por uma volta de bicicleta, quebrar a rotina com uma refeição ao ar livre, tentar lançar um papagaio no dia que o vento sopra mais forte, trocar o telemóvel por momentos de leitura sobre a manta do pinhal ou no areal de uma das nossas lindas praias, adormecer na praia a ouvir os seus sons… Ouvir a praia é uma frase mágica, primeiro as ondas do mar, as gargalhadas ou birras das crianças, os pais a chamarem, o piar das gaivotas a cruzarem o pôr do sol, ao longe um jogo de futebol, ouvir também o silêncio no horizonte sem fim…

Os pais e avós têm o desafio de ensinar estas poções mágicas para a felicidade em família. Poções que estão bem ao nosso alcance e que tornam o verão mais vivo e vivido. Porque viver em família vale a pena, vale mesmo a pena.

Pastoral Familiar da Marinha Grande (C.)

Partilhar:





Contactos

 

Serviços Gerais da Diocese


R. Joaquim Ribeiro Carvalho, 2 
2410–116 Leiria

Tel.: 244 845 030
Fax: 300 013 266

Email: Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.

 

Siga-nos

Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.

Liturgia Diária



© Diocese Leiria-Fátima, Todos os direitos reservados

© Diocese Leiria-Fátima, Todos os direitos reservados