Notícias

Faleceu o Padre Manuel dos Santos José

Categoria: Notícias
Criado em 17-06-2017

Faleceu no dia 17 de junho de 2017, na Casa Diocesana do Clero, onde residia, o padre Manuel dos Santos José, de 79 anos de idade, membro do presbitério da Diocese de Leiria-Fátima, fundador e presidente da Fundação Maria Mãe da Esperança.

A celebração das exéquias, presidida por D. António Marto, Bispo diocesano, realizou-se na igreja paroquial do Arrimal, sua terra natal, na tarde do domingo, dia 18. Estiveram presentes, enchendo por completo o templo, cerca de 30 sacerdotes, os bispos eméritos D. Serafim Silva e D. Augusto César, bem como os familiares e conterrâneos, muitos amigos e admiradores das paróquias que serviu, da catequese e da Fundação Maria Mãe da Esperança, por ele criada. 

Na homilia, o bispo de Leiria-Fátima lembrou o percurso de vida e a ação pastoral deste membro do seu presbitério. Em ligação com a palavra de Deus proclamada, Destacou três características deste sacerdote: o seu empenho em proporcionar às pessoas a experiência pessoal de Deus, a promoção da leitura orante da Palavra de Deus quer nos retiros quer em grupos “de oração interior” e a sua entranhada devoção à Virgem Maria amada como “Mãe da esperança”. 

Entre os cânticos entoados na liturgia tiveram lugar dois da autoria do Padre Santos José, que também revelou talento no canto e na composição musical.

A Diocese de Leiria-Fátima louva e agradece a Deus por este sacerdote, que a serviu com grande dedicação, ousadia criativa no âmbito da pedagogia da fé e da formação, e empenho na promoção da espiritualidade, especialmente dos educadores. Este ministro de Cristo soube discernir e corresponder às intuições próprias e às interpelações dos outros e dos tempos atuais como sinais de Deus.

Manifesta condolências à família e o seu reconhecimento e agradecimento a quantos, na Casa Diocesana do Clero, na Fundação Maria Mãe da Esperança ou de qualquer outro modo, ajudaram este sacerdote na sua doença e ao longo da sua vida.

 

Nota biográfica

Manuel dos Santos José nasceu em 3 de junho de 1938, no Arrimal, concelho de Porto de Mós, filho de Manuel José Júnior e de Emília Santos André. Entrou para o Seminário Diocesano de Leiria em 1951. Foi ordenado sacerdote a 1 de setembro de 1963, na catedral de Leiria, pelo bispo D. João Pereira Venâncio, que, em seguida, o nomeou capelão do Santuário de Fátima, serviço em que esteve poucos meses, mas que voltaria a desenvolver de 2005 a 2014.

No desempenho do ministério sacerdotal, ocupou-se na missão formativa no Seminário de Leiria, quer dos seminaristas menores quer dos finalistas (1965-1970). De 1970 a 1988, dedicou-se intensamente à educação na fé e à formação dos catequistas, enquanto diretor do Secretariado Diocesano da Catequese. Para adquirir maior competência nesta área, frequentou o Instituto Católico de Paris, de 1975 a 1978. O seu trabalho nesta área foi notável, nomeadamente na formação dos catequistas, para os quais elaborou, com alguns colaboradores, um manual doutrinal e pedagógico, que ainda hoje é usado, orientava cursos nas paróquias, promovia os encontros de catequistas e a escola de formação, frequentada anualmente por centenas de educadores da fé. Preocupou-se também com a catequese dos pré-adolescentes, tendo escrito um manual pedagógico para o trabalho dos seus animadores, cuidando igualmente da formação destes. Colaborou na Escola de Pais Nacional, na elaboração dos catecismos nacionais e integrou uma equipa catequética europeia.

A área das escolas mereceu também o seu trabalho. Foi moderador do Secretariado Diocesano do Ensino da Igreja nas Escolas, tendo trabalhado especialmente na elaboração de instrumentos para a educação da fé no ensino básico e a formação dos respetivos professores para a poderem desempenhar, em articulação com as outras matérias da lecionação.

Na pastoral paroquial, assumiu também várias missões, tendo sido pároco do Coimbrão (1964-1965), Azoia (1990-2001) e Minde (2001-2004). Exerceu ainda a responsabilidade de vigário na Vigararia de Leiria, de 1993 a 2000.

Em acumulação com algumas das mencionadas responsabilidades pastorais e formativas, integrou o Conselho Presbiteral, foi membro do Secretariado Diocesano da Pastoral Litúrgica, juiz do Tribunal Eclesiástico de Leiria e assistente da Associação de Servitas de Nossa Senhora de Fátima (2006-2014).

A tomada de consciência de que a dimensão espiritual era de suma importância na catequese e na vida dos catequistas, levou-o à organização de retiros que lhes proporcionassem experiências e formação espiritual em profundidade. O primeiro, com o título “À Beira do Poço”, animado com uma equipa de colaboradores leigos, teve lugar em 1984. Vários outros se seguiram, complementados com outras atividades, entre as quais jornadas de espiritualidade, ações ecológicas e a implementação de grupos de oração interior, sempre com o objetivo de proporcionar a cada pessoa viver “a experiência de um encontro com Deus, que lhe dê uma nova alegria e razões de viver”, o encontro consigo próprio, com os outros e com a criação, “vivido em espírito de fraternidade”. Daí viria a nascer a Fundação Maria Mãe da Esperança, instituída canonicamente pelo bispo de Leiria-Fátima, em 1996, e reconhecida civilmente como pessoa coletiva religiosa. São seus fins a educação da pessoa, com especial atenção “à interioridade, à relação com os outros e à comunhão”, e a nova evangelização, pela via da “exigência do desenvolvimento espiritual da pessoa humana”, como se lê nos respetivos estatutos. A esta instituição e suas atividades dedicou-se de alma e coração, com alguns colaboradores, até que a saúde lhe permitiu.

Faleceu no dia 17 de junho de 2017, na Casa Diocesana do Clero, em Fátima. As exéquias decorreram no dia seguinte, no Arrimal, em cujo cemitério ficou sepultado.

(notícia actualizada a 19-06-2017)

Padre Jorge Guarda, Vigário Geral

Partilhar:





Contactos

 

Serviços Gerais da Diocese


R. Joaquim Ribeiro Carvalho, 2 
2410–116 Leiria

Tel.: 244 845 030
Fax: 300 013 266

Email: Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.

 

Siga-nos

Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.

Liturgia Diária



© Diocese Leiria-Fátima, Todos os direitos reservados

© Diocese Leiria-Fátima, Todos os direitos reservados