Notícias

D. António Marto convida “amiguitos e amiguitas” a serem “testemunhas da Luz”

Categoria: Notícias
Criado em 13-06-2017
©SF

O Bispo de Leiria-Fátima, D. António Marto, presidiu à 39.ª Peregrinação das Crianças ao Santuário de Fátima, nos dias 9 e 10 de junho. O centro da sua mensagem foi o convite aos milhares de crianças presentes no recinto a serem “testemunhas da Luz de Jesus” através de gestos simples como “um sorriso ou um abraço”.

 

 

A celebração da 39ª Peregrinação das Crianças, presidida pelo Bispo de Leiria-Fátima, centrou-se na sexta aparição de Nossa Senhora aos Pastorinhos, a 13 de outubro de 1917, tendo como lema a “Senhora mais brilhante que o Sol”, celebrando assim o Milagre do Sol.

Toda a celebração foi assente na ideia da luz, convidando os peregrinos a acolher e transmitir a luz de Deus, “que Nossa Senhora trouxe quando veio a Fátima”. Assim, atrás do andor de Nossa Senhora estava uma roda giratória simulando o Sol e, nas floreiras em frente do altar, as crianças colocaram os trabalhos sobre o Sol que realizaram no mês de maio, na preparação para esta peregrinação. No momento do ato penitencial, foram simbolicamente “acesas” três candeias de 1,5 metros de altura, em esferovite, colocadas junto ao andor, com três palavras centrais da Mensagem de Fátima: compaixão, contemplação e consagração.

Testemunhar a Luz de Jesus

“Todos podem ser testemunhas da Luz, através de simples gestos como oferecer um sorriso a quem anda triste, dar uma palavra amiga ao outro, ajudar quem precisa, seja amigo ou não, fazer companhia aos sós e doentes, ser capaz de perdoar e respeitar os outros”, disse D. António Marto na homilia.

O Bispo de Leiria-Fátima lembrou que a “Senhora do Rosário, mais brilhante que o Sol, espalhava luz das suas mãos”, segundo a descrição dos Pastorinhos. E, tal como “o Sol com os seus imensos raios leva luz, cor e calor a toda a parte” e “sem a luz e o calor do sol não haveria luz e vida”, também a “a Luz de Jesus ilumina a nossa vida e o caminho do bem”, uma vez que “Jesus quer-Se fazer chegar a nós através da sua Mãe”.

“Para receber a Luz de Jesus é preciso escutá-l’O”, como pediu Nossa Senhora em Fátima, e “quando ajudo quem precisa, levo a Luz de Jesus, tal como os Pastorinhos”, continuou D. António Marto. Usando a expressão que caracteriza o seu modo de se dirigir aos mais pequenos, disse ainda aos “amiguitos e amiguitas” para se lembrarem dos Pastorinhos “quando estiverem tristes, cansados, desanimados”, confiando no “coração materno da Mãe Celeste que não nos abandona nem deixa sós”. E deixou um último apelo: “Não deixem apagar a Luz de Jesus no vosso coração e tornai o vosso mundo mais belo e melhor”.

 

Momentos

Esta Peregrinação das Crianças foi recheada de símbolos e momentos especialmente pensados para a participação dos mais pequenos. Além dos momentos de oração do Rosário com procissão das velas, na noite do dia 9, e do Rosário e da Eucaristia no dia 10, os peregrinos foram convidados a participar em duas sessões de um espetáculo na Basílica da Santíssima Trindade, encenado e coreografado pelos alunos do Colégio de São Miguel.

A manhã do dia 10 foi marcada pela tradicional entrega de flores a Nossa Senhora, na Capelinha das Aparições. E, no final da celebração, cem jovens transportaram uma vela e um balão e, em coro com a assembleia, cantaram os parabéns a Nossa Senhora.

Uma das novidades deste ano foi a distribuição de 34 mil azinheiras, a árvore característica de Fátima, já que foi junto a uma azinheira que a “Senhora mais Brilhante que o Sol” apareceu há cem anos aos três Pastorinhos na Cova da Iria. O objetivo da organização é, por um lado, “marcar esta peregrinação em ano de centenário com um símbolo da história do acontecimento de Fátima” e, por outro, “despertar a consciência ecológica destes peregrinos de palmo e meio, indo ao encontro das preocupações manifestadas pelo Papa Francisco relativamente ao ambiente”. Esta será, de facto, a maior operação de plantação desta árvore em todo o País.

Fonte: Santuário de Fátima

LMF | Presente Leiria-Fátima

Partilhar:





Contactos

 

Serviços Gerais da Diocese


R. Joaquim Ribeiro Carvalho, 2 
2410–116 Leiria

Tel.: 244 845 030
Fax: 300 013 266

Email: Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.

 

Siga-nos

Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.

Liturgia Diária



© Diocese Leiria-Fátima, Todos os direitos reservados

© Diocese Leiria-Fátima, Todos os direitos reservados