Notícias

Beatos Francisco e Jacinta vão ser canonizados a 13 de maio

Categoria: Notícias
Criado em 20-04-2017

Os Beatos Francisco e Jacinta Marto vão ser canonizados no próximo dia 13 de maio, em Fátima, em celebração presidida pelo Papa Francisco, que estará em peregrinação ao Santuário de Fátima entre 12 e 13 de maio, nas celebrações do Centenário das Aparições. 

O anúncio foi feito esta manhã, em Roma, no Consistório Ordinário Público para o voto sobre algumas Causas de Canonizações. D. António Marto, Bispo de Leiria-Fátima, reagiu com "indescritível alegria" à novidade.

“Este acontecimento é um grande dom para a nossa diocese de Leiria-Fátima, donde são originários os pastorinhos, como também para o Santuário de Fátima, para a Igreja em Portugal e para a Igreja universal, para todos os que reconhecem nos pastorinhos o exemplo luminoso de um caminho de santidade que, através do Imaculado Coração de Maria, nos conduz até Deus”, refere o Bispo diocesano, em comunicado, ao sublinhar o significado especial que tem a canonização dos Beatos em ano de celebração dos cem anos das Aparições.

“Com a peregrinação do Santo Padre a Fátima e a canonização dos Pastorinhos podemos dizer que a celebração do centenário atinge todo o seu esplendor”, escreve.

Já o reitor do Santuário de Fátima, padre Carlos Cabecinhas, fala de um sentimento de gratidão a Deus e ao Santo Padre, por ter tomado a decisão de canonizar os Pastorinhos no Santuário de Fátima.

"Que esta canonização tenha lugar em Fátima torna-a, para nós, muito especial: porque é este Santuário que custodia as suas relíquias; é neste Santuário que estão os seus tú- mulos; muito especial porque escolher Fátima para este ato solene da Igreja universal é reconhecer a importância mundial de Fátima e é igualmente reconhecer Fátima como verdadeira “escola de santidade”; por fim, muito especial porque a canonização dos dois mais jovens videntes de Fátima vem coroar a grande celebração do Centenário das Aparições", lê-se na declaração do reitor do Santuário de Fátima, publicada esta manhã.

A notícia da canonização dos Pastorinhos surge um mês depois do Santo Padre ter aprovado o milagre necessário para a canonização dos Beatos Francisco e Jacinta Marto, videntes de Fátima.

 

Para conhecer mais sobre os Pastorinhos Francisco e Jacinta Marto

Biografia de Francisco e Jacinta Marto

Biografia abreviada da causa de canonização

Presente Leiria-Fátima

Partilhar:



Video

Entrevista de D. António Marto à Agência Ecclesia

Prestes a receber o Papa Francisco em Fátima, D. António Marto fala da visita, do Centenário das Aparições e da Mensagem de Fátima.



Contactos

 

Serviços Gerais da Diocese


R. Joaquim Ribeiro Carvalho, 2 
2410–116 Leiria

Tel.: 244 845 030
Fax: 300 013 266

Email: Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.

 

Siga-nos

Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.

Liturgia Diária



© Diocese Leiria-Fátima, Todos os direitos reservados

© Diocese Leiria-Fátima, Todos os direitos reservados