CFC abre ano letivo dedicado à “identidade” da Igreja

http://lefa.pt/?p=5235

O Centro de Cultura e Formação Cristã da Diocese de Leiria-Fátima anunciou esta semana o itinerário formativo que irá propor neste ano pastoral dedicado à Restauração da Diocese. O principal objetivo será “aprofundar a identidade e a missão da Igreja”, com o foco no “contexto diocesano” em que vivemos.

No ano pastoral de 2017-2018, que a Diocese de Leiria-Fátima irá dedicar ao centenário da sua restauração, o Centro de Cultura e Formação Cristã (CFC) irá ajustar a sua oferta formativa a esta temática, tanto na Escola Diocesana Razões da Esperança e no seu ciclo regular de estudos, como noutras propostas esporádicas que desenvolverá nos próximos dois semestres. O principal objetivo, refere Pedro Valinho, diretor deste serviço diocesano, é “aprofundar a identidade e a missão da Igreja no mundo em que vivemos, com particular atenção ao nosso contexto diocesano”.

 

Sessão de abertura

Assim, no próximo dia 26 de setembro de 2017, pelas 21h00, terá lugar a sessão de abertura do ano académico do Centro, na Aula Magna do Seminário de Leiria, com uma conferência inaugural dedicada ao tema “Esta Igreja que atravessa o silêncio”, pelo padre Adelino Ascenso, superior geral dos Missionários da Boa Nova. Natural da Diocese de Leiria-Fátima, este sacerdote tem larga experiência missionária no Japão e fez doutoramento em Teologia, em Roma, especializando-se na área do diálogo inter-religioso e da liturgia.

No final da conferência, depois de um tempo de diálogo, serão apresentadas as formações deste primeiro semestre e será o momento de inscrições nos diversos percursos formativos, que a seguir resumimos.

 

Ofertas formativas

Na Escola Diocesana Razões da Esperança, irá propor-se “olhar o tema da identidade e missão da Igreja e da espiritualidade do cristão na vida quotidiana”. As aulas começam no dia 10 de outubro e terão, como habitualmente, um ritmo quinzenal, às terças-feiras, às 21h00. O diácono Eduardo Caseiro orientará a disciplina “Igreja e Missão” e Anabela Rodrigues fará a apresentação da disciplina complementar “Para uma espiritualidade do quotidiano”. Às 22h00, seguem-se as formações específicas de cada serviço pastoral.

No Ciclo de Estudos “Bíblia e Teologia Cristã”, será feito “o estudo da herança bíblica da Igreja, olhando para a história do Povo da Aliança, em que nos enxertamos, e dos pontos de aproximação e de distanciamento entre as religiões abraâmicas (judaísmo, cristianismo e islamismo)”. Esta oferta formativa mais intensa e regular começará no dia 12 de outubro, quinta-feira, e terá um ritmo semanal. O padre Gonçalo Diniz será o orientador da disciplina “História do Povo da Aliança”, semanalmente entre as 19h15 e as 20h45, e o padre Jorge Guarda orientará, entre as 21h00 e as 22h30, a disciplina “A herança de um único Deus: hermenêutica das religiões abraâmicas”.

No final do semestre, já em janeiro de 2018, haverá um módulo interdisciplinar orientado por vários docentes, sobre o tema “Sabedoria e poesia: uma leitura bíblica para o nosso tempo”.

 

Inscrições

O CFC convida todos os diocesanos a aproveitarem estas ofertas de formação cristã como oportunidades de enriquecimento cultural e da fé de cada um, o que resultará, também, num “dom para as comunidades e o seu trabalho pastoral”.

Mais informações, bem como o calendário detalhado e os formulários de inscrição poderão ser encontrados em www.formacao.leiria-fatima.pt, ou pedidos pelo email cfcleiria@gmail.com, ou o telefone 244812102.

Partilhar / Print

Print Friendly, PDF & Email
Captura de ecrã 2024-04-17, às 12.19.04

Leia esta e outras notícias na...

Receba as notícias no seu email
em tempo real

Pode escolher quais as notícias que quer receber: destaques, da sua paróquia

plugins premium WordPress