Nossa Senhora das Misericórdia contou com a visita de D. António



Assinatura Foto:

Entrevista ao pároco de Nossa Senhora das Misericórdia, Padre Armindo Castelão Ferreira, no âmbito da Visita Pastoral.

 

Que pensa desta iniciativa do Bispo diocesano de fazer uma visita pastoral a todas as paróquias?
Sejam quais forem as consequências desta visita, ela por si mesma tem um valor inestimável: revela as preocupações do Bispo por aqueles que lhe estão confiados. Como em tantas ocasiões ele disse: ninguém ama o que não conhece. Ela tem, por isso, como primeiro e principal objectivo conduzir ao que deve ser essencial na relação do Bispo com os diocesanos: relação de amor e de serviço.
 
Visitando os diocesanos e os párocos, o Bispo conhece-os no seu “habitat” e assim está em melhores condições para dar a sua palavra de orientação para os caminhos que devem ser seguidos pelas comunidades e pela diocese, para animar e fortalecer os mais desanimados e de uma maneira mais personalizada, prover as comunidades dos meios e acções mais necessárias à concretização da sua missão.
 
Conhecendo melhor os padres e as comunidades, poderá fazer uma gestão mais eficaz dos recursos humanos ainda disponíveis.
 
Por outro lado também as comunidades ficam a conhecer melhor o seu Bispo: assim o poderão olhar como um amigo, próximo, representante de Cristo à maneira dos Apóstolos, não como um “extra-terrestre” ou um “distante” chefe. Só assim atenderão à sua palavra.
 
Como se preparou a comunidade para receber o Bispo?
O Conselho Pastoral assumiu toda a estruturação e orientação de toda a preparação e execução:
– O Conselho Pastoral e outros responsáveis de movimentos e serviços participaram na reunião preparatória dos animadores da “lectio divina” com o Senhor Bispo.
– Organizámos e distribuímos a cada um dos membros do Conselho Pastoral uma pasta com todos os documentos
– Distribuímos às pessoas em todas as missas dominicais a carta do Senhor Bispo onde anuncia a visita e elenca os objectivos e ainda a pagela com a oração própria da visita
– Em todas as missas quer de semana, quer dominicais inserimos na oração universal a oração pelo bom êxito da visita
– Fizemos o programa que foi proposto ao senhor Bispo, procurando que ele englobasse a vertente religiosa, mas também civil.
– Em cada comunidade o representante no Conselho Pastoral promoveu a constituição de grupos da “lectio divina”.
– Distribuímos em todas as caixas do correio o programa da visita.
– Enviámos convites a todos os empresários para a celebração e encontro para eles marcados e o mesmo às direcções de todas as colectividades de carácter social, cultural ou desportivo ou recreativo.
– Os catequistas fizeram um encontro com as crianças da catequese até ao 8º ano inclusive. As mais pequenas viram em “data show” a carta do Senhor Bispo às crianças, receberam um marcador com a sua biografia e neste fizeram um desenho alusivo a um dos aspectos da sua vida. Estes (400) depois de plastificados foram entregues às pessoas no final da celebração de encerramento. Os adolescentes do 7º e 8º ano reuniram a nível paroquial, formara grupos e cada um pegou num dos temas das “lectio divina”, aprofundaram e formularam inquietações.
Os adolescentes do 9º e 10º ano, crismandos e jovens, tiveram um encontro paroquial e formularam um grande conjunto de questões que depois foram respondidas pelo Senhor Bispo no encontro que teve com eles.
 
Qual foi o critério na elaboração do programa?
Como já acima indiquei, a preocupação foi que ninguém ficasse sem saber desta presença e que todos se sentissem interpelados e desafiados a participar num ou mais dos encontros. Como o Senhor Bispo diz que não vem para visitar paredes ou estruturas, mas pessoas. Procurámos essencialmente mobilizar e animar para que ninguém faltasse aos encontros a eles destinados.
 
De forma geral, como decorreu a visita?
Decorreu muito bem. As 5 celebrações a que o Senhor Bispo presidiu foram muito participadas desde a dos idosos até à final com o Crisma.
 
Os encontros específicos: com idosos, com os empresários, com os dirigentes associativos, com as crianças, com os crismandos e aquele a que chamamos assembleia paroquial, foram de interesse por aquilo que as pessoas tiveram oportunidade de reflectir, de falar e de ouvir.
 
Houve algum momento especial que queira destacar?
O momento especial que quero destacar foi a celebração realizada na igreja do Bairro com os empenhados paroquiais e a assembleia que se seguiu. Nesta de realçar o teatro de apresentação feito pelos Pepetos do Outeiro e Sobral, o filme de todas as comunidades, movimentos e serviços. Nesta a palavra do Senhor Bispo realçando o papel e a importância para a comunidade de todos e cada um dos movimentos e serviços da paróquia
 
Qual a principal mensagem ou marca deixada por D. António Marto?
A mensagem foi: não tenhais medo de trabalhar por Cristo e fazer entrega a Cristo: Ele não tira nada, dá tudo.
 
A marca deixada foi da simplicidade, amizade, proximidade, sensibilidade. A do pastor que se interessa por todos e para todos tem uma palavra de ânimo, coragem e confiança.
 
Quais as expectativas criadas a partir da Visita Pastoral e que prioridades pastorais se adivinham em ordem à renovação da dinâmica paroquial?
Quanto a estas questões, não devo antecipar nada. Deixarei para a avaliação e revisão que o conselho pastoral irá fazer.

 

 

Redacção O MENSAGEIRO


Imprimir Artigo | Enviar Artigo

Contactos | E-mail | Newsletter | Copyright © 2007 Diocese Leiria-Fátima |      Powered by Peakit